terça-feira, 8 de junho de 2010

PRIMEIRA FACULDADE DEPOIS DOS 40 ANOS


Entrevista com Elba Ferreira Lopes Mendes, que decidiu depois dos 40 anos cursar a sua primeira faculdade.

 
1. Em primeiro lugar, qual curso você está fazendo? Por que escolheu esse curso?
Elba: Estou cursando Letras - Português/Inglês. Escolhi este curso por 3 motivos:
a) Porque queria fazer algo que eu gosto muito, ou seja, ler, escrever, me comunicar.
b) Porque faltam 3 anos para me aposentar, então pensei, o que vou fazer depois? Pensei em alguma profissão que não me tomasse o dia todo e que eu pudesse dar mais atenção aos meus fihos. Quem sabe ser professora?
c) E por último, porque gosto de ter conhecimento de mundo, e este curso está me proporcionando muita leitura e interpretação de textos. Isso dá uma ampla visão de vários assuntos.

2. Voltando um pouco no tempo...por que você não fez faculdade quando tinha seus 20 e poucos anos?
Elba: Porque venho de uma família pobre e bastante grande (tenho 10 irmãos).
Meu pai faleceu quando eu tinha 8 anos e minha mãe é uma pessoa muito simples, que só sabe escrever o nome dela, então não tive incentivo.
Depois entrei na Telesp ao 19 anos e trabalhava em vários horários, feriados, finais de semana, longe de onde morava, e aí não existia tempo prá estudar.
O tempo foi passando e eu acabei me acomodando, porque a Telesp não exigia nível superior prá se ter um plano de carreira.
Depois me casei, tive 2 filhos e aí quando vi a necessidade de ter nível superior, não dava porque não tinha condições finaceiras.

3. Você acha que não ter feito faculdade naquela época te atrapalhou em algum aspecto?
Elba: Sim, perdi várias oportunidades depois que a Telesp privatizou, justamente por não ter o nível superior e ainda estou perdendo.

4. O que aconteceu que você resolveu fazer faculdade agora?
Elba: Foram vários os acontecimentos em minha vida pessoal e profissional prá eu tomar essa decisão.
Na minha vida profissional, precisei perder um grande chefe, que me apoiava, me protegia, me amparava de tudo. Ele era o meu grande apoio, meu amigo, meio que paizão, meu anjo da guarda. Ficou cômodo pra mim continuar trabalhando com ele, porque a minha função não exige nível superior. E aí ele saiu da empresa após 22 anos. Então Fiquei sem chão.
Na minha vida pessoal, perdi tbém o meu grande apoio, minha sogra (faleceu). Ela era meu anjo da guarda tbém. Cuidava dos meus filhos prá eu poder trabalhar. Na verdade ela cuidava de mim e do meu marido também.
Enfim, foi tudo ao mesmo tempo. Tive que repensar a minha vida e numa maneira de continuar seguindo sem os meus "anjos".
Foi aí que me dei conta que precisava fazer alguma coisa, porque estava realmente acomodada, sem projetos, sem nenhum objetivo.

5. Alguém te influenciou? Quem? Como?
Elba: Foram várias as pessoas que me incentivaram, mas quem de verdade me deu o maior empurrão, foi o chefe que assumiu depois que o "meu chefe anjo" saiu da empresa.
O Guilherme me deu um feedback um tempo depois que eu estava o secretariando aí comecei a refletir...

6. Quando você contou para seus familiares e amigos o que eles acharam? Eles te apoiaram?
Elba: Nossa demais, todos sem exceção me apoiaram, principalmente meu marido.
Me lembro até que uma colega de trabalho ficou tão emocionada com a minha decisão que choramos juntas.

7. Você acha que a imagem de Mãe que seus filhos têm de você mudou depois dessa decisão? E no seu trabalho?
Elba: Meus filhos passaram a ter mais admiração por mim com certeza, até porque eles estão em fase de desenvolvimento (10 e 13 anos) e já são críticos demais. Passamos inclusive a compartilhar informações das matérias estudadas. Às vezes eles me ajudam e outras vezes eu os ajudo. É muito gratificante.
E no trabalho com certeza passaram a me ver como quem realmente quer ter uma carreira e está lutando por isso.

8. Qual Dica você daria para as Sintaligadas que têm 20 e poucos anos e estão no momento de fazer a faculdade?
Elba: Na verdade para tudo na vida tem o seu momento certo.
Claro que com 20 anos é a melhor hora, mas elas precisam sentir que é a hora delas.
Estudar, se atualizar, é o que o nosso mercado exige, senão estamos fora. Por isso a dica é que reflitam bastante e não percam tempo.
Façam a sua hora, não esperem acontecer.

9. E para as que já passaram dos 20 e poucos anos e ainda não fizeram faculdade?
Elba: Existem pessoas de todas as idades na minha sala de aula. Desde 20 anos até 60 anos. É bom demais essa interação. Não percam mais tempo.

10.Você gostaria de dizer alguma coisa que não foi perguntada? Sinta-se à vontade.
Elba: Quero dizer que a minha vida mudou completamente.
Eu sempre fui muito intensa em tudo que faço, sempre faço o meu melhor, e não poderia ser diferente com a Faculdade.
Estou de verdade me aprofundando nos assuntos, principalmente Literatura, matéria que estou apaixonada e está me fazendo ver a vida com outros olhos.
"É preciso viver e não apenas existir".




4 comentários:

  1. Amiga ao ler esta matéria me vejo em vc,tudo que disse (exceto meus pais que ainda se encontram vivos)me espira a fazer o mesmo e espero sinceramente em conseguir. Pois faço suas palavras minhas palavras "Eu preciso viver e não apenas existir".....muitíssimo obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Nossa como me identifiquei com o que li muito parecida com minha vida ..agora faço 40 anos ..e tive agora meu prjmeiro filho ..estou pensando em fazer pedagogia por que tenho estado com ele na creche e me identifiquei cuidando daquelas pessoinhas..mas todo mundo fala q eh uma profissão q não contrata pessoas mais velhas. Mas preciso fazer por mim por ele ..

    ResponderExcluir
  3. Hoje tomei a decisão de que preciso estudar. Conhecimento é tudo. e me deparei com esse depoimento maravilhoso. Nem sabia qual curso poderia fazer nessa fase da monha vida. Agora já sei.
    Perfeito. Não acrescento nada. Me vejo nesse depoimento.
    Vou viver e não somente existir de agora em diante.
    Obrigada de coração.

    ResponderExcluir
  4. estou com quase 42 anos e agora resolvi fazer faculdade de enfermagem...vcs acham que depois de formada vai ser difícil de conseguir emprego?

    ResponderExcluir