sexta-feira, 11 de junho de 2010

ESPORTE - Terceira idade revela energia nos jogos abertos
(08/04/2005 - 13:31)


Brasília, 08/04/2005 (Secretaria de Comunicação Social -- Agência Brasília de Notícias) - Cerca de 150 atletas participaram da abertura dos  XVII Jogos Abertos da 3a. Idade nesta sexta-feira (08), pela manhã, no Centro Poliesportivo Airton Senna (Defer). Promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer e coordenado pela Secretaria de Ação Social, o evento tem como objetivo a participação dos idosos em competições esportivas, despertando a auto-estima, a superação de limites e o espírito de competitividade.
“Idoso é prioridade no DF. Por isso, é de grande importância a participação dos mais experientes no esporte, praticando uma atividade física com segurança, para proporcionar-lhes uma melhor qualidade de vida”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Weber Magalhães.
O secretário ressaltou que, além da obrigatoriedade do atestado médico para praticar um esporte, os exames periódicos são fundamentais para preservar a saúde dos atletas. “Diariamente, recebemos 5,4 mil praticantes de diversas modalidades desportivas. É com satisfação que constatamos que nossa contribuição é revertida em uma vida saudável para todos”, disse Weber.
Ao fazer a abertura dos jogos, o secretário de Ação Social, Gustavo Ribeiro, pediu aos participantes uma salva de palmas para o “soldado da paz”, referindo-se ao Papa João Paulo II, enterrado hoje (8) no Vaticano (Itália). “Com este gesto, nos comprometemos a lutarmos juntos pela paz “, disse.
MODALIDADES – De acordo com o regulamento dos jogos, as atividades são disputadas por faixas etárias e separadas por gênero – masculino e feminino. As modalidades são natação, arremesso de peso, corrida e atividades lúdicas (baralho, dominó e gamão). Os atletas participam de grupos abertos de idosos de várias cidades do DF.
Elizabeth Carvalho dos Santos, 70 anos, moradora da Estrutural há 10  anos participa  dos jogos, nas modalidades de corrida e arremesso de peso. Ela, que tem sete filhos e 49 netos, garante que tem uma saúde excelente. “Eu ganhei outra vida com as atividades físicas. Além de ser muito bom estar no meio de pessoas da mesma idade, a gente fica muito mais saudável”, comentou.
Também há 10 anos desenvolvendo atividades poliesportivas, Raimundo Rodrigues, que completou nesta sexta-feira (8), 79 anos, participa dos Jogos Abertos da 3a. Idade. A modalidade escolhida por ele é dominó. “Gosto muito. Me distrai, não fico pensando em coisas ruins”, disse o pai de seis filhos e nove netos, que mora no Cruzeiro e é integrante do grupo de idosos daquela cidade.
(0804mf1)
Mais informações na Secretaria de Esporte e Lazer: 313-5900

Nenhum comentário:

Postar um comentário