segunda-feira, 31 de maio de 2010

INFORMÁTICA PARA TERCEIRA IDADE




Nylda Fernandes chegou cedo. Às 16h50, 40 minutos antes do horário, ela já estava na porta do casarão de número 285 da Avenida Ana Costa. Aos 73 anos, a aposentada prepara-se para um novo dia de aula. Nylda é uma, dos mais de 600 idosos, que participa do programa Rede do Futuro, promovido pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Santos. Apelidado de Vovonauta, o programa tem como objetivo a inclusão digital da terceira idade.

Os alunos aprendem desde como ligar o computador até o uso da internet, passando pelos programas básicos. Nylda Fernandes não é de ficar parada. Já fez curso de inglês e se diz campeã de natação. Para ela, aprender informática é mais uma maneira de estar atualizada. “É um curso que irá me favorecer muito. A gente fica com a memória mais atenta, mais alerta. É uma maneira de se instruir um pouco mais”, diz.

No programa Vovonauta existem casais, viúvos e viúvas, aposentados de todo tipo de renda e grau de instrução. Pessoas que trabalhavam com mecânica ou engenharia, gente que mexeu até com avião, mas nunca usou um computador.

Muito animado durante a aula, o torneiro mecânico Áureo de Santana, 73 anos, preparava-se para mandar mais um e-mail. Desta vez, para sua colega de sala. Aposentado pela Docas, Áureo nunca tinha trabalhado com computador antes. “Temos que acompanhar o ritmo. Nós somos uma engrenagem, se essa engrenagem fica sem um dente, o resto acaba parando”, traduz o aposentado.

Longe de parecer uma simples sala de estudos, os experientes alunos transformam as aulas em pura descontração, conversam e se divertem mandando e-mails entre si. Para alguns, é a realização de um sonho. É o caso de Odete Abibai, de 75 anos. Moradora do bairro do José Menino, ela tem aulas segundas e terças e aproveita o resto da semana para reforço, em uma sala de freqüência pública. “O programa é maravilhoso. Sempre quis aprender, observava os jovens e me perguntava: por que não eu?”, diz.

O comerciante Américo Grillo, 62 anos, acha que o programa Vovonauta foi algo que deu chance para as pessoas que nunca tinham tido contato com o computador. Fazendo o curso junto com a esposa, Américo diz que já pensa em comprar um computador. “Não sabia nada e hoje já navego na internet”.

A idéia inicial do programa Vovonauta era começar com 75 idosos, mas só no primeiro dia foram feitas 300 inscrições. Abriram-se 12 turmas, com 25 alunos. Hoje são 26 turmas, atendendo cerca de 650 idosos. Ainda há uma lista de espera de 800 vovôs.

O curso é de 30 horas, com aulas duas vezes por semana. Cada aula dura 1h30. O único pré-requisito para participar é ter acima de 60 anos.

Para a concretização do programa Rede do Futuro, a Prefeitura de Santos, através da Secretaria de Educação, firmou uma parceria com o sistema Positivo Informática. Deles foram compradas mesas educacionais e o Portal Aprende Brasil. Junto com essas compras estão englobadas as capacitações na utilização das mesas. “Eles não vendem somente o material”, afirma Pedro Rodrigues Orta , chefe da Rede do Futuro.

O centro foi inaugurado no dia 12 de janeiro deste ano e, além de oferecer programas para a comunidade, tem por objetivo o atendimento aos profissionais da educação.

Responsável pela Seção de Núcleo Tecnológico (Senut) desde 2000, Orta afirma que os professores do programa Vovonauta são treinados. “Nossos professores são da rede municipal, têm curso de informática, além de capacitação específica para a atividade com idosos. Temos também orientadores técnicos, que auxiliam os professores”.

Orta explica que os idosos chegam sem noção nenhuma do computador. “Não sabem nem ligar”. Na primeira etapa do curso, são ensinadas todas as partes do computador e iniciados exercícios para coordenação com o mouse. Depois, o aprendizado de digitação através do trabalho com textos. Finalmente, quando eles já estão familiarizados com o teclado, passam para o uso da internet. Criam uma conta de e-mail e começam a enviar e receber mensagens. Também participam de chats.

Para Orta, o aprendizado é muito válido. “Eles são muito empenhados, percebem que são capazes. Querem interagir e acompanhar a evolução, não querem ficar para trás”.

A Rede do Futuro fica na Avenida Ana Costa, 285 em Santos. O telefone é 3222-1050.

Nenhum comentário:

Postar um comentário